Palavra da célula

Uma fonte de poder

João 1:16 – Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.

Graça sobre Graça – mesmo sentido de uma onda sobre outra onda, continuamente. (Uma após a outra)

Gálatas 3:5 – Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

Viva com essa consciência de constante favor na sua vida.

Na área que o pecado abundou na sua vida, superabundará a Graça.

No lugar da sua fraqueza o senhor te dará Graça. Veja a genealogia de Jesus, há ali muitas pessoas desqualificadas.

É Deus nos dizendo que o nosso passado não define o nosso futuro e mesmo com todas as nossas bagunças a sua graça nos ajuda.

1. A graça nos basta – (2Co.12:9)

Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

Paulo tinha um problema terrível na sua vida, que muito provavelmente acreditam eram os seus perseguidores legalistas que o atormentavam por onde ele ia, um espinho na sua carne. Ele então pede ao Senhor que o remova, mas a resposta do Senhor é que a sua graça bastava.

Ainda hoje ela nos basta. Queremos que os problemas sejam removidos, mas a provisão para os nossos problemas esta em sua graça.

O que você está passando hoje? Eu não sei, mas a bíblia está afirmando que a graça é suficiente, pois o poder se aperfeiçoa na fraqueza

Essa palavra “poder” é o dunamis de Deus, seu poder miraculoso.

Jesus usou essa palavra dunamis para falar que operava milagres. Ele está nos dizendo que onde não há fraqueza o poder da graça não pode fluir.

A graça não é atraída pela sua força e sim pela sua fraqueza, pare de tentar ser forte com sua própria vontade.

Deus sempre vai usar o seu pior para que a gloria seja dele. Abra sua fraqueza para ele e ele vai manifestar poder ali.

TESTEMUNHO: Eu conheço testemunho de grandes pregadores que eram gagos ou tinham grande dificuldade na dicção. Receberam poder na fraqueza ao apelarem à graça.

A fraqueza dele existia para que Deus manifestasse seu poder. A boca que envergonhava agora está sendo usada para ser boca de Deus, pela sua graça, para transformar vidas.

Por isso Paulo diz: De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

Quando você encontra pessoas que já passaram pela mesma luta que a sua, ela tem mais poder para te ajudar. Qual a sua fraqueza? Medo, timidez, insegurança? Já se gloriou nisso?

Fraqueza é “astheneia” – falta de habilidade para aquela área.

Paulo diz que tem prazer nisso, isso é muito radical. Aguentar é uma coisa, mas ter prazer não entendemos. Certamente Paulo viu algo que não vimos.

2 Coríntios 12:10 – Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

Achamos que crescer na fé é ficar tão forte que não esmorece mais, mas crescimento é quando você tem mais luz.

Você vê mais suas falhas e fraquezas, mas vê mais a graça de Deus suprindo você em cada uma delas.

É quando você está mais consciente do suprimento dele na sua vida.

A carne este presente para lembrarmos que precisamos dele.

Voce está anulando a graça tentando mostrar sua força quando Deus está pedindo sua fraqueza. Ele quer manifestar sua graça.

Gálatas 2:21 – Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.

“Anular” é frustrar a graça. Não frustramos quando pecamos, ainda que é errado, mas frustramos quando achamos que, porque somos certos, temos a graça, pois merecemos e ai não ve o fluir do favor de Deus.

Sempre que achar que é bom e pode, a graça é anulada. Quando não preciso da ajuda de Deus, estou dizendo que Cristo morreu em vão e não recebo poder.

Jacó só foi mudado, quando sua força foi vencida e sua fraqueza exposta. O anjo tocou em sua coxa. Ele se tornou Israel quando se tornou fraco. O poder se manifestou em sua fraqueza.

Mude a perceptiva, se você tem uma fraqueza hoje, Deus que manifestar poder através dela.

O que Deus faz na sua vida ele faz para que ninguém duvide que foi ele quem fez. Se tem uma parte sua, não tem gloria de Deus.

Exemplo: As parábolas de Jesus eram todas de graça. É o menor, o perdido, o fraco.

O mundo diz que quanto mais forte você é mais poder você tem, mas Deus diz o contrário. “Quanto mais fraco… mais forte!

A fraqueza não está ligada ao pecado, vicio e pessoas. A fraqueza é diante de Deus. Paulo era corajoso e tinha muita resiliência.

2. Fomos restituídos pelo que roubamos.

(…) “será, pois, que, tendo pecado e ficado culpada, restituirá aquilo que roubou, ou que extorquiu, ou o depósito que lhe foi dado, ou o perdido que achou, ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá por inteiro e ainda a isso acrescentará a quinta parte; àquele a quem pertence, lho dará no dia da sua oferta pela culpa Lv6:4,5

Deus assegura que o prejudicado sempre será restituído e acrescentado – 120%

Salmos 69:4 – São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam; são poderosos os meus destruidores, os que com falsos motivos são meus inimigos; por isso, tenho de restituir o que não furtei.

Esse salmo é messiânico e aponta para Jesus. Ele tomou o lugar do ladrão, o nosso lugar. Nós tínhamos que pagar, mas ele tomou o nosso lugar e ele restitui então o que ele não furtou.

Nós somos o ladrão, mas na cruz ele que foi roubado, nos restitui a nós que éramos o ladrão, isso é graça.

Ele tomou nosso lugar para nos colocar na condição de vitima e sermos o candidato da restituição. Mas também se você foi “roubado, traído, enganado”, ele é também seu restituidor.

A vitima é que tem a fraqueza, logo é ela que receberá o poder, a restituição.

A justiça de Deus foi executada em Jesus no meu lugar, então agora entenda que todo prejuízo é uma oportunidade de 120% de devolução por tudo que te roubaram. Por isso Paulo se gloriava.

Receba 120% mais saúde, alegria, dinheiro, etc, no que você foi roubado.

Toda negociação é com Deus, não é com quem te prejudicou. Ele restitui o que não roubou, não procure a vingança.

Seu marido, seu chefe te prejudicou, mas Jesus restitui 120% do que ele não roubou.

Então entendemos o motivo da vibração de Paulo. Ele viu o lucro na fraqueza e no sofrimento.

Pedro foi o que o negou três vezes, o que mais errou com ele, foi lhe dado liderança, o lugar de pastor mais do que o resto que não falhou, na mesma área do pecado. “apascenta minhas ovelhas”

Em pentecoste Pedro pregou e 3.000 foram salvos. A mesma boca que pecou foi usada para salvar. Isso é restituição.

Mateus 19:29
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.

Marcos 10:29
Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho,

Todo evangelho é o evangelho da graça e se voce está sofrendo por amor a esse evangelho, voce receberá cem vezes mais NESSA vida.