Palavra da célula

Aproveite as oportunidades para receber o milagre

Jesus mesmo certa vez disse que no mundo passaríamos por aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo porque ele venceu o mundo. Aflições são na verdade circunstâncias que nos gera crises, conflitos emocionais, pressões interiores. Todavia, é uma grande oportunidade de ver Deus fazendo milagres nas nossas vidas.
É verdade que há circunstâncias que não escolhemos passar, mas podemos escolher como vamos passar por elas. E diante dessas crises podemos ter grandes oportunidades em ver os milagres de Deus.
Certa vez meu primo me disse que a oportunidade é cabeluda na frente e careca atrás. Fique sem entender até que ele me explicou. Eu estava saindo de casa para dar aula numa das primeiras vezes no Cursão (Curso de Maturidade no Espírito) na nossa igreja aos 24 anos. Eu estava diante de uma pressão enorme. Imagina, um jovenzinho, sem tanta experiência, indo dar aula para irmãos até mais velhos do que eu. Diante disse meu primo explicou: aproveite a oportunidade que está na sua frente para marcar a vida deles. Não deixe passar essa oportunidade sem que eles possam receber algo de Deus através da sua vida. Eu fui dar aula orando para que Deus me desse a graça de marcar a vida daqueles alunos. Nunca mais esqueci desse ensinamento. Eu não quero perder as oportunidades que aparecem na minha frente. Preciso agarra-las enquanto passa na minha frente. Mas depois que passam não tem como mais voltar atrás. Tiveram pessoas que eu nunca mais ministrei na vida delas. Aquela foi minha única oportunidade. Estou falando disso porque a vida é feita de oportunidades. Elas vêm e vão. Algumas delas vêm e vão e nunca mais voltam. Por isso não podemos desprezar as oportunidades de respondermos corretamente em meio a crises, lutas e adversidades.
Fico pensando se Davi não tivesse enfrentado o gigante naquele dia. Talvez não teríamos a história que temos hoje conhecemos do rei Davi. Foi num dia de muita crise que Davi teve a oportunidade de ver Deus o levantar naquela nação. Se nesses dias você tem enfrentado lutas, crises muito grandes, pode ter a certeza de que é a sua oportunidade de ver também os grandes milagres de Deus. O Senhor é aquele que faz da estério mãe de filhos, do fraco forte, do doente um saudável. Ele é aquele que transforma o caos em um jardim. Tudo é possível aquele que crer. Mas talvez você esteja querendo saber como aproveitar as oportunidades no meio da crise. Como minha circunstância pode ser mudade? A resposta é bem simples: use a fé. Crer é o caminho para ver sua vida, sua saúde, sua família, suas finanças serem mudadas. E é bem no meio do problema que podemos aplicar a fé e veremos Deus trazendo a solução dele.
Por isso, quando a crise bater na sua porta, ou quando as tempestades da vida vieram contra o seu barco, não deixe o medo te dominar. Mas exerça a sua fé e declare que a vitória já é sua pelo poder de Cristo Jesus. Houve um dia em que Jesus estava no barco com os discípulos. E veio uma grande tempestade, mas enquanto isso Jesus dormia na popa do barco. Os discípulos diante dessa circunstâncias começaram a desesperar e a chamar por Jesus. Ao despertar do seu sono Jesus repreende os ventos e o mar se acalma. Mas Jesus aproveita a oportunidade para ensinar os seus discípulos.

Em Marcos 4.40 ele diz:

Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?

Veja aqui as duas perguntas.
A primeira pergunta confrontava o medo deles diante da circunstância. Mas com a segunda pergunta já responde a primeira. Eles estavam com medo por causa da falta de fé. Aqueles que não tem fé vivem debaixo do medo. Toda vez que alguma situação da vida nos deixa com medo é porque nos falta a fé naquela área. Precisamos crer que em todas as circunstâncias somos mais que vencedores. Nada pode contra o poder de Deus. Mas aqui nessa história Jesus estava também ensinando que eles mesmos poderiam ter repreendido os ventos e o milagre aconteceria. Eles perderam naquele momento a oportunidade de ver o milagre acontecer através da fé deles. Veja que aquela tempestade era uma chance deles verem o poder de Deus sendo liberado através da boca deles. Assim como eles, talvez eu e você já perdemos muitas oportunidades de exercer fé no meio da crise. Mas a partir de hoje podemos pela graça de Deus reconhecer nossa falta de fé e olharmos para quem pode nos fortalecer em fé: o Senhor Jesus. Quanto mais olhamos para nós mesmos menos fé temos, mas quanto mais olhamos para Jesus mais fé temos. Chegou o tempo de darmos respostas de fé diante das crises. Chegou a hora de seguir o exemplo de homens e mulheres que deram a resposta certa em meio a crise. E eles viram grandes milagres acontecerem por meio deles. Eu creio que Deus deixou escrito a história deles para que possamos crer que o mesmo Deus que fez na vida deles fará também nas nossas. Veja como eles aproveitaram as oportunidades de crise e adversidade para honrar a Deus dando uma resposta de fé.

1. O exemplo da Viúva de Sarepta.
É impressionante como essa históra mostra o poder de Deus para multiplicar o pouco. Vemos aqui a resposta de fé de uma mulher que estava vivendo uma enorme pressão. Havia fome naquele tempo por causa da seca. Ela era uma mãe viúva e que tinha apenas um pouco de farinha e azeite para comerem e depois esperarem a morte. Foi nesse contexto que Deus manda o profeta Elias para ir para casa dela ser sustentado por ela durante o tempo que ainda teria de sequidão. Quando Deus falou para Elias que ele deveria ir para casa de uma mulher viúva, eu penso que ele achou que seria uma mulher muito rica e que tinha em abundância. Mas quando ele chega lá ele vê o tamanho da escassez dela. Ele primeiro pede um copo de água. E depois pede pão. A mulher então conta que só tem farinha e azeite suficiente para uma última refeição dela e do filho. O profeta então diz para ir lá fazer um bolo para ele primeiro e depois para eles. Fico pensando se um pastor fizesse isso hoje, o que não diriam a respeito dele. Mas aqui vemos Elias sendo dirigido por Deus. Foi o Senhor quem disse que o sustentaria ali. Ele teve uma postura de fé tanto para ir lá quanto para pedir o bolo para aquela mulher. Ele ao pedir libera uma palavra profética:

Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra. (1Rs 17.14).

Que tremenda foi essa palavra. Para quem não tinha praticamente nada, isso seria um milagre sobrenatural. E o texto continua dizendo que ela fez segundo a palavra de Elias. Ela creu qual a palavra de Elias era a palavra de Deus. Você sabe quando a palavra de Deus sai da boca de um homem de Deus. Você percebe um testificar interior de que vem de Deus para você. Por isso que você deve estar sempre atento e checar as profecias para ver se vem do Senhor. E quando você entende que a profecia veio de Deus, então não perca a oportunidade. Porque em 2 Crônicas 20.20b nos ensina: Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis. Deus pode usar pessoas para te abençoar em tempo de crise. E a sua resposta de fé pode mudar completamente a sua história de vida. Foi assim com essa viúva de Sarepta.
Olha o que o texto nos mostra:
Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias. (1Rs 17.15-16)
Veja que resultado impressionante da atitude de fé dessa mulher. Porque ela creu ela fez o que o profeta pediu. Mas também recebeu o que o profeta havia profetizado. Ela deu em fé no momento em que menos podia dar, mas o Senhor viu a sua fé e não deixou falta mais farinha e azeite na sua mesa. Talvez você pensa que Deus pode pedir algo para você quando você tem muito, mas pode ser que ele peça quando você não tenha nem o suficiente para você. Mas são em momentos como esses que podemos experimentar milagres sobrenaturais da parte de Deus.

2. O exemplo de Pedro
Toda história da pesca maravilhosa aconteceu quando Jesus precisou de um barco para facilitar que sua pregação chegasse até as multidões. Pedro então resolve emprestar seu barco para que Jesus pudesse pregar. Veja que Pedro não tinha ideia ainda do que estava por vir. Ele simplesmente resolveu servir a Jesus com aquilo que ele tinha. Quando resolvemos servir a Jesus com o que temos em nossas mãos é uma grande oportunidade de ver Deus nos surpreendendo. Pedro não pensava em troca até porque ele nem imaginava o que estava por vir. Ele simplesmente tinha em mente que era uma forma de ajudar a Jesus. Pedro poderia muito bem dizer a Jesus que não poderia porque estava cansado, a final de contas tinha pescado a noite inteira. Era legítimo ele dizer que iria dormir, que estava exausto de tanto pescar. Ou mesmo ele poderia dizer para Jesus que estava chateado, a final, ele tinha pescado a noite inteira e não havia pegado nada. Pra quem vive da pescaria, não pegar peixe significa que não terá o dinheiro para sustentar sua família. É como passar o dia trabalhando e no final do dia não receber o salário. Pedro poderia estar reclamando. Poderia estar dizendo como a vida de pescador era difícil, e agora Jesus ainda quer usar o meu barco. Há momentos em nossas vidas que não vemos em certas áreas o resultado do nosso trabalho. Mas isso não deve nos desanimar. Precisamos saber que temos um Deus que faz por nós. As vezes olhamos pra nós mesmos e vemos que estamos fazendo tudo certo, mas não estamos tenho resultados. Se isso tem acontecido creia que um milagre estar por vir. Deus é especialista em fazer quando nossas capacidades humanas não conseguem. Deus chega no momento em que as forças humanas não são capazes de trazer resultados. Você consegue ver que Jesus chega para pedir algo a Pedro logo no dia em que as coisas não estão nada bem. São momentos assim que Jesus quer mostrar a sua bondade e graça sobre nós. São nos momentos mais difíceis que mais deveríamos nos entregar a Jesus. Pedro ainda poderia ter dito para Jesus que ele não poderia usar o seu barco porque ele teria que tentar algum outro trabalho naquele dia porque estava precisando uma vez que não tinha tido sucesso na pescaria. Mas a atitude de Pedro foi servir Jesus com o seu barco. Quando situações vierem e Jesus precisar do seu barco, sirva a Jesus com aquilo que você tem. Seja seu talento, seu dom, sua energia, sua vida, seu tempo, seu conhecimento podem ajudar Jesus a realizar a sua obra. Mas sabe o que é mais impressionante? É que Jesus não pede nada para você sem que tenha em mente em te abençoar muitas vezes mais. O milênio será o tempo maior de recompensa aos vencedores nessa terra. Mas qual vencedor pode dizer que chegou lá por seus próprios méritos? Foi Jesus quem deu a vida, quem o salvou, quem o perdoou, quem o capacitou a vencer. E no final Jesus ainda dá a recompensa. Isso é graça. Depois que Jesus terminar de usar o barco de Pedro para pregar ele então se volta a Pedro e diz para ele jogar as redes novamente no mar numa parte mais funda. Isso certamente mexeu com a cabeça de Pedro. Como um experiente pescador ele sabia que aquelas não eram as condições apropriadas para pegar peixe e muito menos em grande quantidade. De fato, Pedro obedeceu as palavras de Jesus, mas parece que ele não estava muito convencido de que pegaria algum peixe. Mas Jesus queria na verdade surpreender a Pedro e a aos demais que estavam ali. Não se prenda como o milagre pode acontecer, mas apenas creia que se Deus falou, então é porque ele quer fazer. Pare de dar consideração em como as coisas podem acontecer, apenas creia. Pra Deus não há limites. Somos nós que colocamos muitas deves dificuldades. Entretanto, Ele espera que apenas obedeçamos a Ele em fé.

3. O exemplo do jovenzinho dos 5 pães e 2 peixinhos
Quando lemos a impressionante história da multiplicação de 5 pães e 2 peixinhos que alimentou uma multidão de mais de 10 mil pessoas ficamos impactados com o milagre de Jesus. Vemos o quanto nosso Deus é poderoso para fazer coisas tremendas. Mas essa história só foi possível ser contada porque alguém decidiu abrir mão do que tinha para dar para Jesus. Certamente os discípulos saíram no meio da multidão perguntado se alguém tinha algo de comida porque Jesus queria saber. Até que encontrou um adolescente que resolveu dar o que ele tinha para ele comer. Para uma multidão de quase 5 mil homens sem contar mulheres e crianças, você acha que somente ele tinha comida? Certamente não. Mas foi ele quem resolveu abrir mão do que tinha para dar a Jesus. Ele não sabia o que aconteceria, mas ele simplesmente deu. Ele acreditou que se Jesus está pedindo, então é porque vale a pena dar. É claro que Jesus poderia chover pão e peixe do céu como Deus mesmo fez maná cair do céu durante 40 anos. Sim, ele poderia ter feito. Entretanto, ele deu uma oportunidade para quem quisesse ser participante do milagre. Aquele jovenzinho foi para a história da Bíblia como alguém que deu a resposta certa no momento da necessidade. Se Jesus hoje tem pedido algo para você, então não perca a oportunidade. Pode até parecer pouco, mas o pouco nas mãos de Deus pode se tornar uma grande multiplicação. Creia que o Senhor tem algo para fazer através da sua vida. Pode ser dando o seu tempo, o seu talento, os seus recursos que milagres sobrenaturais podem acontecer. Apenas esteja atento a voz de Deus no seu coração. Talvez agora mesmo Deus tem te pedido algo. Então, apenas dê e seja participante do milagre de Deus. Todas essas três histórias mostram que momentos difíceis são oportunidades de nos entregarmos em fé nas mãos de Deus e veremos milagres. Se até aqui você tem perdido as oportunidades e tem permitido o medo de controlar, hoje mesmo se entrega ao Senhor e ele suprirá as suas necessidades. Ele não quer tomar nada de você, ele quer multiplicar o que você tem em mãos. Apenas confia que Deus é o nosso Pai e o meio pelo qual recebemos dele é por meio da fé. Então agarre as oportunidades que vierem a sua frente e você experimentará do poder da fé em Cristo Jesus.